sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pau mandado

"Sejamos humanos" diziam uns. Será que isso é bom? O que é a humanidade. Dizem que somos os animais mais evoluídos...bobagem! Evolução que nada! Somos seres diferentes dos outros, mas evoluídos não.
Somos nada mais e nada menos do que cães de madame prontos para obedecer a regra que nos impuserem. É tão simples, não acham?

Fazemos exatamente o que manda uma duplinha fatal...Moda & Mídia. Confesse. Você está doido(a) para comprar a nova linha de inverno vinda da Europa, não tá? E não pode se esquecer de tingir o cabelo da mesma cor da vilã da novela, né? Eu sei...

Como bem disse Frei Betto, em seu texto "Consumo, logo existo", "O valor simbólico da mercadoria figura acima de sua utilidade". É muito mais fácil para seres não tão evoluídos deixar-se levar pela marca, linha e/ou aparência das coisas que consumimos. Usando mais um exemplo de Betto, "Não se compra um vestido, compra-se um Gaultier; não se adquire um carro, e sim uma Ferrari; não se bebe um vinho, mas um Château Margaux"

Mas, o problema não acaba por aí. Aliás, ele mal começou. O pior é que isso tudo nos traz grandes consequências, como a perda de personalidade e muitas outras.

Acho que talvez, o melhor jeito seria pensar Sócrates, que dizia “Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário